terça-feira, 9 de setembro de 2014

CAPÍTULO 104 - ÚLTIMA SEMANA




         CENA 1: Flávio se aproveita da perplexidade de Leonardo, arranca Murilo de seu colo e ao colocá-lo no chão, Murilo corre para os braços de Sônia. Todos assistem ao desenrolar de tudo apreensivos. Leonardo dá uma gravata em Flávio quando ele tenta escapar e saca a arma de sua cintura. André aponta sua arma para Leonardo.
         -Largue o Flávio, Leonardo! É fim de linha, acabou o seu jogo de gato e rato!
         -Abaixa essa arma, André. Senão eu atiro nesse traidor!
         André percebe que Leonardo está falando sério e não vê outra opção senão abaixar a arma. Sônia se desespera ao ver Leonardo levar Flávio novamente para dentro do galpão e desmaia. Matheus fica furioso com a situação.
         -Por favor, André! Tu lembra muito bem que eu tive a ideia de explodir a caixa de fósforos na lata de lixo pra distrair o demente do Leonardo quando ele sequestrou Fabiano. Deixa eu chegar mais perto que eu vou pensar no que fazer! - fala Matheus.
         -Está certo, mas vista esse colete à prova de balas.
         Matheus veste o colete e se aproxima do galpão para buscar uma solução para tudo. A câmera foca novamente para Leonardo, Flávio e Miguel dentro do galpão.
         -Seu desgraçado, infeliz! Tu me enganou esse tempo todo! Tu veio junto com a polícia! Como é que eu não pensei nisso antes? Aquele imbecil do André só podia estar por trás de tudo isso... Como foi que não desconfiei das tuas atitudes? - esbraveja Leonardo. Miguel fica perto de Flávio.
         -Tu acha mesmo que eu ia te dar bola, querer alguma coisa contigo, Leonardo? Tu é um louco, um doente, um ser sem sentimentos, sem amor. No teu coração só existe trevas, inveja, crueldade, insensibilidade. Sabe quando eu ia ficar contigo? Nunca! Pra mim chega de fingir, fazer esse teatrinho. Eu tenho nojo de ti. Tá me entendendo direito? Se quiser eu posso repetir: eu tenho nojo de ti! Nojo e pena! As piores coisas que alguém pode sentir pelo seu próximo. E quer saber de mais uma coisa? Eu nunca vou deixar o Miguel! Ele é o único amor da minha vida, meu tudo, minha razão de estar aqui!
         Leonardo chora.
         -Como tu foi capaz disso? Como eu me deixei ser enganado por ti?
         -Aprendi contigo, Leonardo. De tanto te ver enganar os outros, aprendi uns macetes. Sabe qual foi a tua fraqueza? A tua vaidade. Tu se acha tão perspicaz, tão inteligente, tão genial, mas é sempre traído por essa vaidade desmedida. Eu nunca vou ser teu. Nunca!
         Leonardo se enfurece e aponta sua arma para Flávio.
         -Se não for ser meu, não vai ser de mais ninguém!
         Miguel percebe que Leonardo vai atirar em Flávio e instintivamente se joga na frente de Flávio para protegê-lo. O tiro acerta o coração de Miguel. Flávio entra em desespero. CORTA A CENA.

         CENA 2: Matheus ouve o tiro e vai correndo em direção a André.
         -Pessoal, eu ouvi um tiro! - avisa Matheus. Sandra sente que o tiro foi em Miguel.
         -Meu filho!
         Sandra desmaia e todos ficam desesperados sem saber exatamente o que aconteceu. Ernestina renega o filho.
         -Ele não é mais meu filho, ele morreu pra mim!
         Ernestina chora e é consolada por André, que começa a passar novas orientações a Matheus.
         -Você vai lá de novo e fica bem perto para saber o que houve. Se sentir que deve entrar, entre. Pegue essa arma aqui e não hesite em usá-la se achar necessário.
         -Mas André, eu nunca peguei numa arma na vida!
         -Pegue mesmo assim, por precaução.
         Matheus aceita e retorna para a frente do galpão, buscando não ser visto. CORTA A CENA.

         CENA 3: No Plano Espiritual, André Luiz, Lísias, Joanna de Angelis, Ricardo e Adriana conversam com Virgílio, que se sente cada vez mais familiarizado e entre amigos. André Luiz nota clara preocupação em Virgílio.
         -Se sente aflito por alguma coisa?
         -Sim, André Luiz... já conversei com o Lísias sobre isso e sinto que devo fazer alguma coisa por aqueles a quem prejudiquei quando fui Laura.
         -É verdade. Inclusive eu posso lhes garantir que Virgílio está sendo movido pelo amor... - fala Lísias.
         -É tudo muito novo para mim ainda, mas a cada vez que sinto esse amor infinito tomar conta de mim, sinto uma paz, uma vontade de poder fazer algo que ajude a quem prejudiquei. Especialmente a Miguel, que sei que nesse momento corre grande perigo.
         -Tens certeza do que vais fazer? Isso implica em grandes responsabilidades... - alerta Joanna.
         -Mas por mais responsabilidades que estejam atreladas a isso, vejo no amor a única solução para as misérias do mundo... - reflete Adriana.
         -Adriana tem razão. Veja o caso do Fabiano... foi o amor que o salvou! - completa Ricardo.
         Lísias, André Luiz e Joanna de Angelis conversam entre si por alguns instantes e Lísias toma a frente da decisão tomada por eles.
         -Está certo, Virgílio. Sabemos que queres apenas fazer o bem como forma de se redimir pelos males causados às tuas vítimas das tuas últimas encarnações, especialmente nessa última quando foste Laura. Sendo assim, lhe concedemos a permissão de fazer o necessário. Se te sentires fraco, não se preocupe, pois estaremos a lhe amparar. CORTA A CENA.

         CENA 4: Miguel está gravemente ferido e sente dificuldade em falar. Flávio, ainda desesperado, esbraveja contra Leonardo.
         -Eu te odeio, Leonardo! Eu te odeio!
         Leonardo está surtado e pensa que Miguel morreu. No seu delírio, ele cria uma confusão de identidade e chora.
         -Eu não sou Leonardo, não me chama disso! Eu matei o Leonardo, ele não vai mais nos perturbar!
         Flávio, num acesso de fúria, pega a arma de Leonardo, que ele havia deixado sobre um pequeno móvel após atirar em Miguel.
         -Não faça isso, meu amor! Não me odeie! Nós estamos salvos, tu não enxerga isso?
         -Para com essa fantasia insana, seu desgraçado! Tu arruinou as nossas vidas! Se o Miguel morrer, eu juro por tudo de mais sagrado que existe nesse mundo que tu não sai daqui com vida, Leonardo!
         Leonardo sai do seu delírio e volta parcialmente a si.
         -Tu é um fraco, Flávio. Abaixa essa arma de uma vez, eu sei que tu vai desistir de atirar em mim. Tu não é homem pra isso. Quer saber de uma coisa? Tu e o Miguel maridinho perfeito se merecem! Dois babacas, dois imbecis, dois iludidos que pensam que tudo na vida se resolve com amor e belas palavras! Vocês são fracos, são mixos, são bonzinhos demais, certinhos demais, caretas demais! Tu nunca ia ter coragem de atirar em mim, nunca!      
-Não me subestime, Leonardo. Não me provoca!
         -Então atira se tu tiver bolas, anda! Quero ver o almofadinha careta me acertar. Vai ser até engraçado, viu? Pelo menos vai ser uma maneira divertida de morrer, acho até que morro rindo! Vamos, atira! Quero ver a tua coragem. Atira, porra!
         Matheus, que escuta tudo, percebe que Flávio está a ponto de atirar por conta das provocações de Leonardo e resolve entrar no galpão com a arma que André lhe emprestou. Apontando-a para Leonardo, Matheus ordena.
         -Abaixa essa arma, Flávio!
         Leonardo reage com ironia.
         -Olha, que delícia! Chegou o super médico pra salvar a humanidade! CORTA A CENA.

         CENA 5: Sandra recupera-se do desmaio e Valdir a consola.
         -Foi meu filho, não foi?
         -Não sabemos de nada ainda, nem se o tiro acertou alguém. Matheus acabou de entrar no galpão, portanto, dona Sandra, mantenha a calma que logo vamos saber o que aconteceu... - esclarece André.
         -Só espero que tudo isso termine com todos salvos... - fala Valdir.
         -E eu com meu noivo inteiro! - fala Fabiano.
         Todos seguem apreensivos na expectativa de saber o que está acontecendo. CORTA A CENA.

         CENA 6: Matheus procura manter a firmeza. Flávio se alivia com a sua presença.
         -Matheus! Como é possível? Obrigado por evitar que eu fizesse essa loucura... O Miguel tá mal aqui, mal consegue falar. Esse demente atirou nele, mas o tiro era pra mim.
         -Tudo vai se resolver. Flávio, por favor, sai desse galpão que eu me entendo com esse louco!
         -Mas e o Miguel?
         -Relaxa, eu protejo ele.
         Flávio deixa o galpão e corre para os braços de sua mãe. Os dois se abraçam a chorar. Flávio não consegue dizer uma única palavra. Sandra teme pelo pior. A câmera volta ao confronto entre Matheus e Leonardo.
         -Tu pensa que é o que? Salvador oficial dos fracos e oprimidos? Tem firma reconhecida? Seu filho da puta! Estragou minha brincadeirinha! Tava tão divertido brincar de casinha aqui...
         -Tu é louco, Leonardo.
         Leonardo tenta pegar a arma que Flávio deixou no galpão, mas Matheus o detém.
         -Nem pensa em pegar essa arma, senão quem atira sou eu!
         -Conta outra, super médico! Olha como tu tá pegando essa arma! Nem sabe como pegar, aposto que nunca na vida pensou em atirar!
         -Pare de blefar, Leonardo, tu não sabe nada de mim!
         -Sei o suficiente. Mas sabe que isso pode até me ser útil?
         Matheus não entende o que Leonardo diz. Leonardo, num gesto rápido, pega a arma das mãos de Matheus e o imobiliza.
         -Viu como tu me pode ser útil? Eu sabia que tu não sabia atirar...
         -Olha lá o que tu vai fazer...
         Leonardo sai com Matheus do galpão e todos ficam assustados ao ver Matheus imobilizado por Leonardo, com uma arma apontada para ele. Fabiano desmaia e Helena o segura.
         -Largue o Matheus, Leonardo, senão nós atiramos! - fala André.
         -Larga de ser imbecil, André! Se vocês atirarem vão acabar acertando no super médico!
         Leonardo questiona Matheus.
         -Qual é o teu carro, hein?
         -Não vou dizer.
         -Se não me disser eu te estouro os miolos. Vamos, anda! Fala qual é o teu carro...
         -É aquele ali. - fala Matheus, apontando. Leonardo leva Matheus rendido até o carro.
         -Agora pega a chave e abre, tou mandando.
         Matheus obedece.
         -Me passa a chave, super médico!
         -Não, meu carro não!
         -Já disse o que eu faço se tu me disser não, né? Anda de uma vez e me passa essas chaves!
         Matheus entrega as chaves a Leonardo, que o larga e fecha a porta do carro abruptamente, iniciando uma fuga. Matheus assiste perplexo a tudo.
         -Ele roubou meu carro, cacete! - esbraveja Matheus.
         Flávio entrega as chaves do carro dele para Matheus perseguí-lo enquanto a equipe de André também inicia a perseguição. André está quase indo, quando Flávio consegue falar.
         -O Miguel... ele tá ferido... Não deixa ele morrer, André! CORTA A CENA.

         CENA 7: A perseguição a Leonardo se inicia. Matheus acelera o máximo que pode no carro de Flávio, seguido pelos carros da polícia. Leonardo, na tentativa de despistar, entra em uma pequena rua e quase atropela os transeuntes. Vendo que não conseguiu despistar, Leonardo esbraveja.
         -Puta merda! Eles não podem me pegar! Eles não vão me pegar, nunca!
         A perseguição prossegue pelo centro da cidade. Leonardo procura pensar para onde ir e pega novamente o rumo da estrada, sendo seguido por Matheus e pelos policiais.
         -Filhos da puta!
         Matheus pisa mais fundo quando vê Leonardo pegando a ponte que liga Porto Alegre a Guaíba. Leonardo acelera ainda mais ao pegar a ponte e quase causa um acidente ao errar a mão da pista, voltando depois para a pista correta. Quando está mais adiante, Leonardo vê de longe que a ponte está começando a subir para a passagem de um navio e pisa ainda mais fundo na tentativa de atravessar o vão móvel a tempo de chegar ao outro lado. FIM DO CAPÍTULO 104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário